A Côa Parque – Fundação para a salvaguarda e valorização do Vale do Côa, também designada por Fundação Côa Parque, foi criada em 2011, para gerir o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa. Tem como fins principais a protecção, conservação, investigação, e divulgação da Arte do Côa, e demais património do Vale do Côa, aliando a capacidade de atração do Museu às visitas públicas à arte rupestre.
O grande objectivo da Fundação é, através do projeto cultural de arqueologia em curso, promover o desenvolvimento integrado da região, aliando parceiros e agentes económicos privados, realçando a importância da economia da cultura e o seu contributo para o bem-estar do País.
Os fundadores iniciais foram o IGESPAR, a ARH Norte, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, a Associação de Municípios do Vale do Côa e o Município de Vila Nova de Foz Côa. Em 2017 estabeleceram-se como actuais fundadores a Direção-Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo-se mantido a Associação de Municípios de Vale do Côa e o Município de Vila Nova de Foz Côa.
A Fundação Côa Parque pretende que todas as actividades culturais que empreende sejam elementos dinamizadores de um plano de desenvolvimento económico e social da região do Douro e do País. Tal programa combina o património cultural com a economia, o lazer e o conhecimento, a investigação e o turismo, multiplicando por essa via o emprego, contribuindo assim para renovar a vida da região.